Economia - Direito
CURSO - DIREITO
ESQUEMA DE ECONOMIA
RESENHA CRITICA
SANTANA DE PARNAIBA
2014
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
ESQUEMA DE ECONOMIA
RESENHA CRITICA
PROFESSOR: FRANCISCO ROBERTO (ECONOMIA)
SANTANA DE PARNAIBA
2014
QUESTÕES:
1. Seres humanos visando á sobrevivência:
Organização em grupos (sociedades).
Nos últimos 30 anos o estudo do comportamento dos grupos vem aparecendo como uma parte cada vez mais importante do comportamento organizacional e da literatura administrativa. Há varias razões de senso-comum que mostram por que o estudo e o interesse pelos grupos vão continuar. Uma das razões mais fortes é a que maior parte do dia de trabalho das pessoas é gasta dentro de grupos.
2. Divisão de trabalhos por necessidade:
Resulta em diferenciação dos papeis nos membros dessa sociedade.
O termo divisão do trabalho é encontrado em estudos oriundos de diversas áreas do conhecimento, como a economia, a sociologia, a antropologia, a história, a saúde, a educação, dentre outras, e tem sido utilizado com diversas variações. Em termos genéricos refere-se às diferentes formas que os seres humanos, ao viverem em sociedades históricas, produzem e reproduzem á vida.
3. Aperfeiçoamento nessa sociedade e grupos de trabalho:
Surge um novo grupo com menos contato direto com o trabalho.
A tecnologia vem aperfeiçoando diversas áreas, e isso permite que cada vez mais os grupos dessa sociedade vão se diluindo. A tendência é ter menos contato direto com o trabalho, um bom exemplo são empresas que contatam funcionários para trabalhar de sua própria residência.
4. Escravidão na Grécia e em Roma:
Cerca de 80% de escravos, nos mais variados tipos de serviço.
A escravidão na Antiga Roma implicava uma quase absoluta redução nos direitos daqueles que ostentavam essa condição, convertidos em simples propriedades dos seus donos: o escravo rural executava