Economia definições gerais
O termo escassez é um dos conceitos base da ciência econômica. A escassez de recursos, não significa que algo ou alguma coisa seja raro, mas sim, a insuficiência ou não exitência em quantidades ilimitadas. Isto é, não há bens necessários para suprir a satisfação das necessidades humanas. Contudo, é devido a está “escassez” que surge o mercado e se formam os preços. Uma vez que, se os recursos não fossem escassos, não existiria a preocupação com o rendimento ou com os custos de produção.
Escolha de fins:
“Luta contra a escassez.” A escolha de fins, é uma atividade fundamental, isto é, há que se escolher as necessidades que merecem satisfação prioritária. Exemplo: Quando o preço de alimentos básicos e alimentos “supérfluos” aumenta, é preciso dar prioridade aos alimentos básicos, como o arroz, feijão, sal, açúcar, leite, carne, entre outros.
Ilimitação das necessidades humanas:
O homem está sempre com a sensação de carência de algo unida ao desejo de satisfazê-la, com isso, as necessidades humanas não se limitam, pelo contrário, elas aumentam cada vez mais. Desse modo, a sensação de satisfação plena não existirá, uma vez que as necessidades humanas variam e mudam rapidamente.
2) As generalizações nos levam a sofismas da composição, devido a teoria econômica não conseguir demonstrar o que é de fato, válido para todos, por isso, Lessa diz que pode ser considerado como uma forma incorreta de raciocínio, uma vez que a economia não mostra a verdadeira economia de maneira social, coletiva. Logo, quando Robert Kuttner afirma que qualquer uma que domine a álgebra é somente um tolo educado, o autor nos remete a essa falácia econômica.
3) Fluxo Circular de Renda: Demonstra o fluxo contínuo de bens (mercadorias e serviços) e fatores de produção, entre as empresas e as famílias (consumidores), tendo em contrapartida um fluxo de pagamento a bens, e a fatores de produção entre as mesmas