Psicologia hospitalar
Curso: Pedagogia 1° B
------------------------------------------------- Psicologia da Saúde | | | | |
A Psicologia da Saúde é uma especialidade psicológica bem recente, constituindo uma disciplina que visa melhor entender as questões relativas à saúde. Ela se preocupa com a compreensão pedagógica, científica e específica da Psicologia, sustentando o objetivo de instrumentalizá-la no desenvolvimento e na preservação da saúde, na profilaxia e na cura das enfermidades, na apuração das causas e na determinação precisa das doenças que acometem os pacientes, e também na melhoria da qualidade das políticas de Saúde.
Este campo do conhecimento resgata a visão do Homem como um todo, no qual é impossível dissociar a mente do organismo. Ela estabelece um desempenho essencial para a psique ao buscar, através dela, a etiologia e o processo de cura da enfermidade. Mas ela se distingue da Medicina Psicossomática – que perquire as motivações das doenças e aborda o paciente como um todo -, da Saúde Comportamental – que procura, sem preocupação com teorias, sanar as questões emergenciais dos pacientes – e da Medicina Comportamental – a qual tenta evitar as doenças partindo do ponto de vista de que elas são provocadas por comportamentos incorretos. A Psicologia da Saúde está mais diretamente relacionada à Psicologia.
Esta área de atuação tem adquirido cada vez mais valor na esfera da Saúde, principalmente no que concerne à interação do Homem com o estado saudável e com as enfermidades, ao intercâmbio e à colaboração com os trabalhadores da Saúde, à pesquisa e renovação das políticas de Saúde. Em consequência disto ocorreu uma união de esforços entre a Psicologia da Saúde, a Saúde Pública e a recente Saúde Internacional.
Várias disciplinas têm surgido com o propósito de compreender o ser humano no seu todo, como uma entidade completa, uma engrenagem onde tudo se