Economia da Saúde
1. A demanda de Serviços de Saúde (SS) e seus determinantes 1.1 Qualidade 1.2 Preço 1.3 Renda 1.4 Local 1.5 Disponibilidade
2. A oferta de serviços e o comportamento dos produtores
3. O mercado de SS: características e intervenção do Estado 3.1 Características 3.2 Intervenção do Estado
4.O financiamento do setor e a alocação de recursos 4.1 Modelo Assistencialista 4.2 Modelo Previdencialista 4.3 Modelo Universalista Unificado 4.4 Modelo Universalista Diversificado 4.5 Alocação de recursos
5. A produção da saúde e sua relação com o desenvolvimento
6. A avaliação econômica dos serviços de saúde
7. Organização, eficiência e custo dos sistemas de saúde
8. A reforma do setor saúde e a busca da eficiência
9. Referências
4
1. A demanda de Serviços de Saúde (SS) e seus determinantes
Os usuários do Serviço de Saúde buscam uma satisfação que pode ser em uma cura de uma doença ou simplesmente uma mudança estética que exiga uma cirurgia.
Mas não é qualquer local que irá escolhido, para isso há uns determinantes.
1.1 Qualidade
Um serviço de boa qualidade gera uma boa referência, pois as pessoas preferem serviços que já foram testadas em outras.Para ter qualidade, é preciso um bom atendimento tanto dos recepcionistas e secretários, como do médico;pouco tempo de espera, pois durante a espera, o consumidor pode estar sofrendo.
1.2 Preço
O preço quem determina é o ofertador, segundo a sua especialidade, qualidade e referência.Esse preço tem que atender as condições financeiras do público-alvo.O auge desse fator são os serviços públicos, que não tem preço no atendimento, assim, a demanda até extrapola a oferta até mesmo quando não há surto de epidemias.
1.3 Renda
Esse fator vai depender do público-alvo.
1.4 Local
Para se transportar, no Brasil, há custos, e quanto mais inacessível