Economia - capítulo 5
1. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Demanda entende-se por toda escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. Por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando um preço a uma quantidade.
2. Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de mercadoria?
Oferta pode ser conceituada como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. A oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, dos demais preços, do preço de fatores de produção, das preferências do empresário e da tecnologia.
3. Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas?
O governo costuma garantir preços mínimos para os produtos agrícolas a fim de proteger o produtor agrícola das flutuações dos preços no mercado, ou seja, ajudá-lo diante de uma possível queda acentuada de preços e conseqüentemente da renda agrícola. Com o excedente, o governo pode ainda controlar o preço do produto no mercado ao longo do tempo.
4. Sobre elasticidade-preço da demanda? a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?
Os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda são a quantidade procurada pela variação percentual do preço.
b) Por que a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero?
A elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero porque tem uma demanda inelástica por não dispor de um bem substituto.
c) Por quê, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto devem elevar a receita total dos vendedores?
Porque sempre que os vendedores