Economia Brasileirs
Inicialmente, vimos que, em geral, há três tipos de agentes econômicos em um mercado, cada um deles com um papel distinto: os consumidores, os produtores e o governo. Conhecemos ainda a classificação das necessidades humanas: primárias, secundárias e terciárias; além da usual tipologia dos bens econômicos, aprendendo a identificar bens materiais e imateriais, bens primários, bens intermediários, bens de capital, bens finais, bens de consumo duráveis e não duráveis e os bens públicos.
Na sequência, apresentou-se o conceito de sistema econômico e a caracterização dos principais sistemas econômicos em voga: o sistema capitalista, o sistema socialista e o sistema de economia mista. E avançamos em nosso conhecimento microeconômico aprendemos aprendendo os conceitos de equilíbrio de mercado e de mercado competitivo, ambos fundamentais para a teoria econômica.
Observamos detalhadamente a demanda de mercado aprendendo a identificá-la, conceituá-la e a reconhecer as principais variáveis que a afetam. Nesse sentido, apresentou-se a Lei geral da demanda, a qual postula haver uma relação inversa entre a quantidade demandada e o preço do bem, mostrando com isso que uma curva de demanda tem inclinação negativa. E ainda, que outras variáveis como a preferência e a renda dos consumidores, o preço dos bens substitutos (ou concorrentes) e o preço dos bens complementares também são responsáveis por exercer certa influência sobre a demanda de um bem, a depender de ele ser considerado um bem normal, inferior, de luxo, substituto ou complementar.
Aprendemos ainda dois importantes efeitos que afetam a demanda por um bem: (1) o efeito substituição, que explora bem esta relação negativa entre preço de um bem e a quantidade demandada deste mesmo bem, tal como vimos na curva de demanda e; (2) o