Economia Brasileira
Quais foram os efeitos da Grande Depressão sobre a economia brasileira?
A grande depressão ocorreu em outubro de 1929 com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque. Originada da superprodução americana e do estímulo consumista, o sistema financeiro americano entrou em colapso gerando falência de bancos, indústrias e até de agricultores. Crise de 29 provoca o recrudescimento econômico global e primeira atitude dos países envolvidos é reduzir as importações para valorizar o mercado interno. Despenca a demanda mundial por café, e logo, despenca o preço internacional do café. Essas atitudes provocaram a falência da economia brasileira
Como a crise de 1929 irá provocar a expansão da indústria no Brasil?
Antas da crise de 29 nossa exportações eram elevadas, exportando café, e nossas importações eram elevadas, importando quase tudo. Com a crise de 29 o preço das exportações diminui e o preço das importações aumenta, causando um déficit. O Governo então faz a desvalorização do cambio, o que torna o preço do produto importado ficar ainda mais alto, ficando mais barato produzir internamente. Esse fato traz a industrialização nacional como prioridade.
Na década de 30, o balanço de pagamento brasileiro enfrentou dificuldades oriundas, em parte, de uma redução das receitas de exportação. É possível identificar o mesmo processo durante os anos da 2ª guerra mundial?
Não, pois durante os anos da 2ª guerra mundial o comercio internacional despencou, logo importamos pouquíssimo, mas começamos a produzir minério, e nossas exportações cresceram, gerando um superávit.
Explique de que maneira a desvalorização cambial implementada pelo governo Vargas nos primeiros anos de seu mandato para beneficiar os cafeicultores, foi também fundamental para a industrialização.
Com a desvalorização cambial, o cafeicultor passa a “ganhar mais” pelas conversões cambiais nas exportações e as importações ficam mais desvantajosas também pelas conversões