economia brasileira
1. (8 pontos): Podemos afirmar que a formação econômica brasileira ajuda a pensar o Brasil? Explique de acordo com a realidade do seu município.
Em busca das riquezas minerais do interior do país, pela Coroa Portuguesa, foi que nasceram algumas vilas e hoje cidades do centro-oeste mineiro. É o caso de Dores do Indaiá, cidade onde nasci e vivi por toda a minha vida. Nos início do século XX houve o início do processo de industrialização do Brasil, contudo esta industrialização só ocorreu nos grandes centros ficando as cidades do interior ainda vinculadas à economia agrária. Ainda hoje a principal e praticamente única fonte de economia do município é a atividade rural. Não há investimentos nem em infraestrutura e nem em logística para escoamento da produção. Ao contrário, em 1964, com o início da Ditadura Militar a ferrovia que passava pelo município foi desativada. Houve uma tentativa de desenvolvimento do interior do país com a criação de Brasília mas isso ainda foi pouco e não resolveu a questão do desenvolvimento em algumas regiões. Acredito que deveriam ter sido feitos investimentos na indústria como foi feito, pois foram importantes, mas não deveriam ter sido esquecidos as várias regiões que continuaram dependentes da atividade rural. Por isso temos tantas desigualdades em nosso território.
2. (8 pontos): Podemos afirmar que a desigualdade regional foi criada devido a quais fatores? É possível superá-la diante do processo de concentração e centralização do capital? Para responder a esta questão, procure conversar, se possível, com alguns secretários municipais.
A desigualdade entre as regiões do país ocorreu justamente pela concentração do capital nos centros urbanos. O país que antes era inteiramente agrícola, e tendo que se atualizar e se industrializar não pensou no que já estava pronto. Não houveram investimentos na agropecuária. Ainda hoje são bem tímidos estes investimentos. Apesar de vários