economia brasileira
O dólar é utilizado como moeda de referencia na economia internacional, portanto no Brasil a taxa de câmbio é baseada na troca do dólar pelo real.
A taxa cambial é líder nas alterações financeiras e econômicas mundiais. O Brasil vem sofrendo, “marolas” depois da crise econômica de 2009, mas sabemos que estamos diariamente sendo atingidos pelos fantasmas das alterações cambiais. Tais alterações interferem na vida de todo o povo brasileiro desde o economista que sabe de tudo o que esta acontecendo com o mercado financeiro até o mais simples produtor rural que nem sequer sonha que está sendo alvo de um vilão da economia. Este vilão tem trazido grandes transtornos ao nosso país nos últimos tempos: desemprego, inflação, produtos alimentícios com preços super valorizados, enfim, uma série de dificuldades que os brasileiros e estrangeiros residentes no país são obrigados a se submeter.
Uma das maiores preocupações dos economistas em relação à elevação da moeda americana é a inflação. Apesar do crescimento do PIB no ultimo trimestre a verdade é que a alta do dólar deixou a brasileiro mais pobre. Um simples passeio na padaria pode nos dar dimensão do que a alta do câmbio pode causar no bolso do brasileiro. Conforme os proprietários de padarias, os principais produtos do estabelecimento como queijos, vinhos, salames e etc., são importados e sofrem diretamente os efeitos da cotação do dólar. Conseqüentemente, como falado anteriormente, o cacau, o caju, o óleo de soja, apesar de 100% brasileiros também são influenciados pela