economia brasileira
• O sucesso do Plano Real na estabilização dos preços, quando comparado ao fracasso dos planos anteriores, explica-se mais pela diferença do contexto financeiro internacional do que pela inovação no tratamento dado à indexação.
• A evolução da economia brasileira na Segunda metade dos anos setenta foi, em parte, condicional pela implementação do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) formulado em 1974 e parcialmente implementado pelo Governo Geisel. Qual foi o diagnóstico da economia brasileira que fundamentou esse plano e qual a estratégia de desenvolvimento proposta? Identifique os principais problemas da implementação do IIPND. Avalie a política do governo Geisel levando em consideração os efeitos sobre a evolução posterior da economia brasileira
2. Elabore uma matriz comparativa entre o Plano Cruzado, Bresser, Verão, Collor I/II e Real fase I e II, e a política econômica adotadas no programa de estabilização. Indicar com setas as variáveis macroeconômicas quanto ao crescimento e decrescimento.
3. A política econômica que priorizou a estabilização, com ênfase no equilíbrio orçamentário e na estabilidade financeira, desconsiderando a necessidade de priorizar o desenvolvimento econômico e social, para permitir a redução das desigualdades, melhoria na distribuição da renda, emprego, saúde, educação, agricultura, segurança e habitação contribuiu para elevação dos riscos de ingovernabilidade no país? Justifique suas respostas fazendo um paralelo entre os planos heterodoxos e o plano real.
4. O que as políticas de austeridade macroeconômica provocaram sobre a governabilidade no Brasil e quais são os impactos socioeconômicos?
5. A vulnerabilidade a economia, decorrente da