Economia Brasileira
Sérgio SILVA.
- CAP II – Condições histórica da exp. Cafeeira.
2 Pré-condições p/ a - Trabalhos separados dos meios de produção formação do mercado de trabalho - Formação de uma ética do trabalho. Ética do Trabalho : gerar no trabalhador incentivos para trabalhar, Pensando no salário e no consumo. Sociedade com o desenvolvimento atrasado se transforma mais rápido, pois já tem como exemplo os primeiro países a fazê-lo.
A economia cafeeira gerou uma série de fatores que propiciaram as transformações nas relações de produção, na qual ocorre a mudança de trabalho escravo para o trabalho assalariado, o que, somado a outros fatores (a necessidade de mão de obra assalariada graças à expansão da lavoura, o fim do tráfico negreiro e o aumento da utilização de capital na produção), possibilita futuramente a formação de um mercado de trabalho, pré-condições fundamentais para a vinda de imigrantes estrangeiros.
Uma precondições para o mercado de trabalho: *cercamentos = se separa a força de trabalho da mão de obra, transformando essas pessoas em parte em marginais (se faz necessária leis para o controle dessa massa) e outra se transporta para as cidades e viram mão de obra assalariada (obrigado ou não). Dentre as diversas dificuldades para o individuo escolher essa opção (ir pra cidade) seria a aculturação do individuo, se acostumar com a nova rotina e as novas tecnologias.
Se a terra for livre – assalaria muito (para incentivar o sujeito a trabalhar (ñ migrar para a subsistência)).
Se a terra for cativa – se assalaria pouco (ex.: Haiti).
- CAP III – Economia cafeeira
A agricultura tbm pode ter modo capitalista, não só a industria.
1. Plantações
Café: centro motor do desenvolvimento do capitalismo no Br. (a economia caffeira tem sua expansão advindo da sua mudança de estrutura de produção, da colonial para a capitalista.