Resumo - Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Marcas
Diferença entre bens físicos e serviços é que, no primeiro caso, há transferência de propriedade, ou seja, tornamo-nos donos de uma bolsa, etc. Ao contrário dos serviços, bens físicos, dependendo da sua composição, não são perecíveis, podendo ser estocados, armazenados. Serviços devem ser consumidos à medida que são prestados. É mais fácil padronizar bens físicos do que serviços. Ex. produção de sabonetes vs. Aula dada por um professor que nunca será igual.
Níveis de Produto
1) Produto Genérico – livro, relógio, carro., produto básico, descrição física (embalagem/marca/ aspectos gerais)
2) Produto Esperado – Expectativa dos clientes em relação a algo que lhes pode ser oferecido a mais pelo produto (status/comodidade/sedução)
Diferença entre genérico e esperado – quando as expectativas mínimas de cada cliente excedem as características do produto genérico em si.
3) Produto Ampliado – Demais características e serviços extras, que vão alem daquilo que o cliente espera. Serve para fazer a diferenciação entre os concorrentes. (customização/tratamento personalizado/serviços agregados). Valor percebido é o resultado da analise custo-benefício feita pelos consumidores. Benefícios percebidos pelo consumidor: qualidade do produto/ qualidade dos serviços (empatia dos funcionários, confiabilidade)/ qualidade da experiência (atmosfera, publicidade, decoração da loja)/ redução dos encargos monetários (preço de varejo, despesas de entrega)/ custos não monetários (tempo, esforço, risco)/ aparência ou design/ desempenho/ marca.
4) Produto Potencial – Soma de todas as características e benefícios oferecidos + o que ainda pode ser feito e diferenciando (inovação/criatividade)
Inovação e invenção – Invenção é a criação de um produto totalmente novo, que pode ou não ser