Economia brasileira
Dupla: Geovani
Professor: Hildegar. Economia Brasileira
Credibilidade e populismo no Brasil: a política econômica do governo Vargas.
1- Prioridade no combate a inflação: mostra que o combate a inflação não é uma política econômica recente, já é prioridade do governo a décadas.
2- Populismo: muito comum na América Latina nesse período. Nada melhor que ser populista para ter a simpatia do eleitorado.
3- Industrialização e modernização agrícola: importante para que hoje o Brasil se tornasse um grande exportador de grãos.
4- Busca da estabilidade: sempre foi uma preocupação do governo brasileiro, ainda hoje o Brasil busca essa “estabilidade”.
5- Tentativa de equilíbrio das contas publicas: mais um quesito que sempre foi prioridade do governo.Conseguindo considerável avanço no governo FHC, com a lei de responsabilidade fiscal.Mas ainda ta longe de chegar á uma situação estável.
6- A partir de 1952 a pressão por aumentos salariais aumentam: importante, pois a partir daí o governo brasileiro melhorou e regularizou a situação dos trabalhadores brasileiros.
7- Substituição da busca pela estabilidade pela busca de crescimento: manobra para que o governo não perdesse o apoio da população. No fim, consegue-se pouco de cada coisa.
8- Relações exteriores estáveis com os EUA no inicio do mandato: aproximação estratégica do governo norte americano. Sempre defendendo seus interesses, e apoiando enquanto for de seu interesse.
9- Em 1954, exaltação do ímpeto nacionalista: importante para as intenções de Getúlio Vargas, que nesse período nacionalizou várias empresas brasileiras, contando assim, com o apoio necessário dos brasileiros, que se sentiam mais brasileiros apoiarem essas ações.
10- Crise nas relações exteriores do Brasil/EUA: a “proteção” dos EUA já não é mais tão necessária, e as ações nacionalistas do governo brasileiro estremecem as relações. Agrava ainda mais a crise econômica a qual passava o