economia brasileira e a inflação
A inflação é sentida de forma muito dura pelas famílias. Seu impacto depende muito do que cada uma consome, onde mora, qual a sua renda salarial, entre outros fatores que evolvam o fator econômico. A Infração é definida como um aumento persistente de preços e que acaba por ocasionar perdas de poder aquisitivo para a população.
Recentemente, tem-se observado no Brasil uma significativa mudança na agenda de reformas, a partir de uma reconsideração do papel do Estado e de sua articulação com o mercado na economia e na sociedade. Além da necessidade de se reformular, por exemplo, o sistema tributário, no sentido de torná-lo mais favorável ao investimento e ao mesmo tempo mais progressivo para seu, já se discute também como tornar a política macroeconômica mais potente no sentido de promover o crescimento.
A relação entre o gasto público é o indicador por excelência do tamanho do Estado quando tomado em relação a medidas o nível de atividade econômica como o PIB, e o processo de crescimento econômico tem sido muito estudada. Uma generalização quase consensual das conclusões desses estudos indicaria que, o tamanho do estado tende acrescer à medida que as economias se desenvolvem; em vista que uma estratégia moderna bem-sucedida de desenvolvimento envolve a elaboração e a busca de complementaridades entre os gastos e investimentos do