A Inflação e sua Evolução Histórica na Economia Brasileira
Ciências Econômicas
Disciplina: Introdução à Economia
Inflação e sua Evolução Histórica na Economia Brasileira
Boa Vista
Julho/2014
INTRODUÇÃO
Um dos males mais discutidos na economia mundial, por qualquer país, é a inflação, tem sua origem na economia de mercado. A inflação está ligada diretamente ao poder de compra do consumidor e no poder do Estado de combater ou controlá-la. Os efeitos da inflação, considerada como male econômico para qualquer indivíduo ou governo, são devastadores para a economia, principalmente quando uma sociedade procura se fortalecer para evitar as desigualdades sociais de distribuição de renda e controle econômico.
As autoridades governamentais, insultando a inteligência do povo brasileiro procuraram como se fosse possível, através de normas jurídicas e não por trabalho, produção e circulação, como parece à lógica aconselhar, independente de fatos econômicos preexistentes, combaterem, controlar e reduzir, até mesmo, zerar a inflação.
A inflação vem perseguindo a sociedade brasileira desde a época da política de industrialização promovida por Juscelino Kubitschek de Oliveira, quando os índices começaram a aumentar descontroladamente e atingiram percentuais altíssimos no ano de 1980.
Os governos sucessores de Juscelino Kubitschek criaram alguns planos econômicos com a finalidade de combater a inflação, mas não surtiram efeitos, logo, voltou a aumentar.
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de apresentar uma breve síntese sobre a inflação e seus efeitos na economia brasileira, em suas respectivas épocas até o ano de 2003.
CONCEITO E CARACTERISTICAS
A quantidade de dinheiro na economia é uma variável decorrente das políticas monetárias do governo — mais especificamente, de seu Banco Central. Inflação é um aumento na quantidade de dinheiro e de crédito criado em decorrência da criação adicional de dinheiro.
“Inflação é um processo