Economia aula na anhanguera
A aula de hoje está baseada no Cap. 7 do PLT nº 385 (117 a 130)
• • • • • • Moeda Funções e tipos de moeda Demanda e oferta de moeda Banco Central Instrumentos de política monetária O papel das taxas de juros
Conceito de Moeda
Moeda é um instrumento ou objeto que é aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento dos bens, serviços e fatores de produção. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem "curso forçado“ Antes da existência da moeda, o fluxo de trocas de bens e serviços na economia dava-se através do escambo, com trocas diretas de mercadoria por mercadoria (economia de trocas)
Moeda metálica
Em seguida surgiu a moeda mercadoria, que constitui a forma mais primitiva de moeda na economia (ex.: sal, metais) Os metais preciosos passaram a assumir a função de moeda por diversas razões: são limitados na natureza, possuem durabilidade e resistência, são divisíveis em peso, etc. Para exercer o controle sobre os metais em circulação, foi implantada a "cunhagem" da moeda pelos governantes, o que deu origem a nossa atual moeda metálica.
Moeda papel
Nosso atual papel-moeda teve origem na moedapapel. As pessoas de posse de ouro, por segurança, o guardavam em casas especializadas (embrião do atual sistema bancário), onde os ourives emitiam certificados de depósitos dos metais. Ao adquirir bens e serviços, as pessoas podiam então fazer os pagamentos com esses certificados, já que, por serem transferíveis, o novo detentor do título poderia retirar o montante correspondente de metal junto ao ourives.
Papel moeda
Como o depositário do metal merecia a confiança de todos, esses certificados foram ganhando livre circulação, passando a ter aceitação geral, já que possuíam lastro e podiam ser convertidos a qualquer instante em ouro Ao longo do tempo, entretanto, o lastro tornou-se menor que 100% Mais tarde, com a criação dos Estados nacionais aparece o papel-moeda
Padrão ouro
Cada Estado passou