Atps de quimica 1º semestre
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
ATPS Química
Profº Marcelo Cunha
Santo André
Outubro de 2012
Engenharia de Produção – 1º Semestre
O alumínio é um material relativamente novo, foi descoberto há apenas 160 anos e aproximadamente 100 anos desde que foi definido um processo de produção viável.
A principal razão pela qual ele não foi descoberto antes, é que o alumínio não aparece em sua forma metálica por natureza. O alumínio é encontrado na maioria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos. Representado pelo símbolo AL de número atômico 13 (13 prótons e 13 elétrons) com massa atômica 27 v. Na temperatura ambiente é sólido.
Suas principais propriedades são a aparência com o aspecto cinza e prateado; a baixa densidade já que um metro de alumínio pesa 2,7 toneladas, enquanto componente similar de aço pesa 7,8 toneladas; a resistência à corrosão onde a superfície exposta do alumínio combinada com oxigênio forma um filme de óxido de alumínio inerte que bloqueia a continuidade da oxidação; as propriedades físicas, que ele oferece excelente condutividade térmica e elétrica, é não ferromagnéticos, não inflamável e não tóxico; as propriedades mecânicas onde os níveis de resistência das ligas de alumínio são similares às dos aços estruturais, ele possui um módulo de elasticidade específico, similar ao aço; reciclabilidade já que ele pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder as suas propriedades, é um metal valioso mesmo em forma de resíduo.
O alumínio é, largamente, utilizado em indústrias que requerem material resistente, leve e facilmente moldável, as aplicações do alumínio são as seguintes: meios de transporte (automóveis, aviões, barcos, bicicletas); empacotamento (latas de bebidas, folha de alumínio usada nas embalagens de alimentos); tratamento da água (usado como agente coagulante); construção civil (janelas,