Atps química ambiental 1º semestre 2013 anhanguera
ATPS – QUÍMICA AMBIENTAL
profª icimone braga
SÃO PAULO, SP
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho trataremos sobre características da água, bem como indicadores de poluição, níveis de oxigênio, fontes poluidoras, mostrando a fragilidade deste elemento tão importante para a vida e, até mesmo, para o desenvolvimento da civilização.
QUANDO UM RIO ESTÁ POLUÍDO?
Ao analizarmos as águas de um rio, podemos observar a presença de diversas substâncias, entretanto, este não é o critério para determinar se o rio está poluído. A poluição é determinada a partir da presença de substâncias que alterem as características físicas ou químicas da água, de forma que cause alterações no eco sistema e/ou prejudique a sua utilização para usos benefícios.
TIPOS DE FONTES POLUÍDORAS
Existem, basicamente, duas formas de poluição das águas: fontes de poluição pontuais e difusas. Fontes pontuais são decorrentes de ações modificadoras localizadas, como, por exemplo a desembocadura de um rio, resíduos de uma estação de tratamento de esgoto, a saída de uma tubulação de esgotos ou a descarga de esgotos no mar. Fontes de poluição difusas ocorrem pela ação das águas das chuvas, que levam poluentes presentes no solo até o leito de rios e lagos, não se concentrando em um único ponto, com as fontes pontuais.
TIPOS DE POLUENTES DAS AGUAS
Podemos classificar em três tipos os agentes poluentes da água: químicos, físicos e biológicos. Entre os químicos, existem os poluentes orgânicos (proteínas, gorduras, hidratos de carbono, eras, detergentes, óleos, tintas, pesticidas, solventes) e os inorgânicos (ácidos, tóxicos, sais). Entre os agentes físicos, estão radioatividade, calor e modificação do sistema terrestre. Poluentes biológicos são organismos estranhos, como bactérias, vírus, animais e plantas estranhos ao habitat