Economia - Atividade 6
0,2 em 0,2 pontos
Leia atentamente o trecho a seguir e assinale a alternativa correta com base nos dados contidos no texto.
A China reportou inflação persistentemente alta e crescimento mais baixo do que o esperado para julho, o que coloca em destaque o dilema de política econômica que os líderes do país enfrentam enquanto as crises de dívida cada vez mais graves na Europa e Estados Unidos causam abalos nos mercados mundiais. O índice de inflação nos preços ao consumidor chineses subiu a 6,5% em julho, ante os 6,4% de junho, de acordo com dados divulgados na terça-feira pelo Serviço Nacional de Estatísticas da China. A inflação foi causada principalmente pelos preços voláteis dos alimentos, que em julho subiram em 14,8% ante suas marcas no mesmo mês em 2010. O crescimento ficou abaixo das expectativas para o mês passado na produção industrial, vendas do varejo e investimento, mas os números da inflação não permitem que Pequim afrouxe a política monetária. De outubro para cá, Pequim elevou os juros cinco vezes e aumentou o valor das reservas que os bancos do país precisam reter junto ao banco central nove vezes. A despeito da aceleração na alta dos preços em julho, a maior parte dos economistas acredita que a inflação tenha chegado ao seu pico naquele mês e que agora se atenuará. [...] Os preços de commodities como o petróleo estão em queda, em meio a sinais de uma desaceleração no crescimento mundial. Os preços da carne de porco, um fator importante na inflação chinesa dos últimos meses, começaram a se estabilizar. (Folha. UOL, 2011).
I. Os chineses acreditam que haverá uma redução da inflação nos próximos meses devido à falta de crescimento industrial, principalmente devido a escassez de commodities, como o petróleo.
II. O governo chinês pensa em tomar medidas mais brandas para o controle da inflação, pois não está havendo crescimento econômico.
III. O governo chinês tomou várias medidas fiscais, como a elevação dos juros para conter a