portugues
Na medida em que a globalização e o mercado capitalista cresceram mais unificado e voltado a comercialização tornou-se o esporte, no qual suas práticas, voltadas ao lazer, à educação formal e ao alto rendimento, acabam se associando com consumo. A expansão do esporte contemporâneo pode ser associada a duas tendências, a massificação e a democratização do esporte.
A massificação do esporte trata da volta dos jogos produzidos pelo povo e no lazer voluntário, como espetáculo para consumo. Proni (1998, citado por MARQUES, GUTIERREZ e ALMEIDA, 2008) observa que a massificação do esporte tem sido “bastante funcional para a expansão dos mercados esportivos e das oportunidades ocupacionais relacionadas ao esporte”. Estando este processo diretamente ligado a espetacularização do esporte, pois a divulgação de suas práticas, valores e significados ampliam o campo de ação do mercado e do esporte como produto, da mesma forma a democratização.
A democratização refere-se a preocupação em disponibilizar a prática esportiva para o maior número de pessoas possível (MARQUES, 2007), tornando a massificação possível.
Tubino (1992 citado por MARQUES, GUTIERREZ e ALMEIDA, 2008) aponta para a origem do esporte-espetáculo comercial como sendo “o resultado da descoberta de que o esporte pode