Economia aplicada ao turismo
Turismo: Movimento de pessoas até lugares onde estas não residem, um deslocamenteo temporário que visa satisfazer as necessidades que inclui, transporte, aliemtação, alojamento, recreação e outros serviços. Segundo a OMT o turista é aquele que permace no local em um periodo maior que 24 horas e menor que 180 dias, sem participar dos mercados de trabalho locais visitados.
Turista: Qualquer pessoa que estaja visitando um local que não seja o de sua residencia e que não venha exercer uma ocupação remunerada, que permanecem num periodo superior á 24 horas e pernoitam no local
Visitante: Qualquer pessoa que visite um local que não seja sua moradia.
Excursionista: visitantes que não pernoitam no local, permacem num periodo inferior á 24 horas no local visitado.
* Necessidades humanas: podemos entender como necessidade a carencia de algo que necessita ser satisfeita atraves de consumo de bens e serviços. Existem necessidades sociais, que são determinadas pela sociedade (educação), e necessiades naturais (comer), necessidades coletivas (transporte) e publicas (ordem publica).
Maslow estabelece um hierarquia de necessidades segundo seu grau de importancia, são as primarias, que estão relacionadas a sobrevivencia do ser humano(saúde, alimentação. As secundárias são as que são atendidas quando o individua procura aumentar seu bem estar, o turismo faz parte desse tipo de necessidade.
A satisfação das necessidades passa pela atividade produtiva que dá origem aos bens e serviços e tambem pela distribuição destes, ou seja o consumo.
Produção: responsavel pela existencia existencia material dos bens, e pela oferta dos serviços.
Consumo: utilização de um bem ou serviço. O consumidor decide como irá gastar sua renda entre as várias opções de compra de bens e serviços.
Bem: tudo aquilo que possui uma utilidade para satisfazer as necessidades das pessoas. Podemos classificar dois tipos de bens:
Bens Livres: existem em quantidade muito grande ou ilimitada, que não