Economia - Analise de consumo produção e venda
Análise de consumo:
Vivemos nos dias de hoje o que se pode chamar de “Era do Consumo”, na qual a importância atribuída à satisfação imediata das próprias necessidades e ao poder aquisitivo das pessoas, atinge proporções acima do razoável, apoiada, muitas vezes, no conceito de desenvolvimento econômico.
Uma das principais características do chamado desenvolvimento econômico consiste no desejo de transformar, por meio da utilização de recursos tecnológicos, aquilo que é oferecido pela natureza em produtos a serem utilizados pelos indivíduos, tendo por escopo a obtenção de lucro e prazer material.
O conceito de desenvolvimento econômico é, em muitos casos, relacionados à melhoria da qualidade de vida da população, a qual, tendo maior poder aquisitivo, passa a “comprar” seu bem-estar. Assim, se pensarmos, por exemplo, nas estratégias utilizadas para a comercialização de imóveis, é possível verificar que, por trás dos anúncios que expressam a expansão urbana das classes mais favorecida, retratando imóveis dotados de toda a infraestrutura, de lazer e comodidades possíveis, omitem-se informações sobre como os sistemas naturais serão sacrificados para sustentar esses empreendimentos, sendo necessários cada vez mais, recursos para saciar a sede de consumo das pessoas que habitarão nesses locais. Isso sem considerar o fato de que, guardadas as devidas proporções, o mesmo ocorre com a expansão dos bairros, condomínios e favelas.
Os padrões de consumo podem ser verificados mediante uma análise sobre o papel do indivíduo em seu meio, de forma que o amadurecimento da consciência possibilita discernir que o poder está nas mãos do homem comum e o indivíduo, na posição de cidadão, tomando para si tal poder, tornando-se consciente e responsável no exercício de seus papéis.
O consumidor dispõe de uma renda e das informações sobre os bens e serviços disponíveis no mercado. Sem uma renda, ele não terá poder de compra e não