ECONOMIA AMBIENTAL
1. Diferencie, com exemplos, um bem privado de um bem público.
Um bem privado é aquele cujo consumo possui duas características – rivalidade no consumo e exclusão (exclusividade). O que significa que o consumo do bem por uma pessoa impossibilita seu uso por outra e seus benefícios são exclusivos daquele consumidor. O bem privado é produto de consumo do mercado de bens competitivo. Já o bem público é um bem não rival e não exclusivo. Há ainda, uma característica de indivisibilidade, o que faz com que todo indivíduo tenha acesso à mesma disponibilidade do bem público. É um bem que não pode ou não será produzido pelo interesse privado exatamente porque é difícil (ou impossível) obter retorno pelos benefícios gerados.
2. O que significa em Economia a expressão ceteris paribus e para que serve?
Paribus provem de uma expressão em Latim que significa “mantendo todo o resto constante”. Serve para fazer uma análise de mercado da influência de um fator sobre outro, sem que as demais variáveis sejam alteradas.
3. Quais as principais variáveis que definem uma função de demanda e de oferta respectivamente?
As variáveis de demanda são: A riqueza e a renda do consumidor, os preços dos produtos relacionados, preferencias e expectativas de preço. As variáveis de oferta são: Tecnologia de produção, preços de insumos, impostos e subsídios e as expectativas de preços.
4. Por que o preço da demanda ou a disposição à pagar é considerado uma medida de benefício marginal do consumidor?
Porque a “disposição a pagar” é o valor ou beneficio que o consumidor esperar receber ao consumir um produto, o que é considerado uma medida de beneficio marginal (BM).
5. Por que as empresas precisam elevar o preço de cada unidade extra produzida?
Porque a razão entre a variação do custo total pela variação da quantidade produzida, conforme aumenta a produção, aumenta proporcionalmente de forma mais rápida.
6. Suponha que __ = 200 − 4_ __ =