economia ambiental
Haveria possibilidade desde que o custo do pagamento fosse, ao mesmo tempo, de maior quantia que a soma do custo de oportunidade do uso da terra de que oferta, e de menor valor que os rendimentos aproveitados pelos usuários. Imagina-se, então que a iniciativa privada obteria o alcance dos objetivos de preservação ambiental de ótimo modo com ajuda de oportunidades de lucros econômicos, da definição de direitos de propriedade, e da racionalidade dos indivíduos envolvidos, sendo indesejável o intermédio estatal neste caso.
Pesquisar sobre as correntes econômicas citadas na aula e descrever as principais características de cada uma delas
Economia Neoclássica
Enquanto a economia clássica entendia que o valor dos bens dependia dos custos envolvidos na produção e que o produto da economia seria distribuído entre os diversos grupos sociais na proporção em que estes suportassem tais custos, a economia neoclássica defende que não existe um valor inerente aos bens, mas que o valor encontra-se na relação entre o objeto e a pessoa que irá obter o objeto, portanto, o valor é subjetivo (inclusive o valor atribuído ao emprego da força de trabalho).
-Privatização do meio ambiente
-Propriedade da sociedade
-Compensação pelos impactos ecológicos e sociais das atividades empresariais em geral
-Adicional de insalubridade cobrado das empresas poluidoras
-Subsídios às empresas que controlam a poluição
Economia dos Recursos Naturais/ Eco-desenvolvimento
O eco-desenvolvimentismo apoia a autonomia das populações, como um dos mecanismos de rejeição ao mimetismo do desenvolvimento. Esse processo de desenvolvimento autônomo implica um esforço de valorização dos recursos específicos de cada eco-região para viabilizar a satisfação das necessidades