ECONOMIA : Alteração no equilíbrio da oferta e da demanda
O preço do equilíbrio, em um mercado de concorrências emerge da interação entre as curvas de ofertas e de demanda. O equilíbrio é uma situação que, uma vez atingida, tende a persistir. No entanto os preços encontram-se em movimento frequentemente. Isso ocorre porque o equilíbrio não significa que o preço e quantidade permanecerão imutáveis. Ele só dura enquanto os elementos determinantes da oferta e da demanda não sofrem alterações .
Mudanças no preço e quantidade de equilíbrio
Mudança da demanda
Ao construirmos a escala e a curva da demanda, suponhamos que os fatores determinantes da demanda como renda, preço de outros bens, gosto, etc., permaneceriam constantes quando variávamos somente o preço do produto analisado.
Salientamos, na ocasião, que mudanças no preço de produto provocavam alterações na quantidade demandada, ao longo da mesma curva demandada e que mudanças da demanda (mudanças da escala e da curva demandada) ocorreriam quando os outros elementos - renda, gosto, preço dos outros bens etc., mantidos constantes - sofressem alterações.
Relação entre a demanda de bem e a renda do consumidor
Dado um aumento de renda, qualquer que seja o preço considerado, haverá um aumento da quantidade demandada àquele preço, ou seja, uma elevação na renda provoca um aumento da demanda, indicando que uma quantidade maior é demandada a cada preço. Analogamente uma diminuição na renda provoca uma queda da demanda, indicando que uma quantidade menor é demandada a cada preço.
Relação entre a demanda de um bem e os preços dos outros bens
A maneira pela qual a demanda de um determinado bem é afetada quando os preços de outro bem variam dependerá da natureza do produto, se substituto ou complementar.
Relação entre a demanda de um bem e o preço do bem substituto
Bens substitutos
São aqueles bens que podem satisfazer a mesma necessidade. São também chamados bens concorrentes ou sucedâneos. É o caso entre outros da manteiga e da margarina, da