Economia 2° semestre
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – Prfª. MS. Ana Claudia
ECONOMIA - 2º semestre
JOCILENE BERNARDINO COSTA E SILVA
RA 339355
QUESTIONÁRIO AVALIATIVO
Sobradinho - DF
2011
1. Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta
RESPOSTA: Não. Escassez é a natureza limitada dos recursos da sociedade, enquanto pobreza é conseqüência da distribuição desigual, desses recursos
2. Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise. Com base neste texto, responda: O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
RESPOSTA: O Estado deveria intervir na economia do país com o objetivo de conduzir o pleno emprego. O pensamento keynesiano se opunha ao Estado Mínimo, isto é de intervenção mínima - o liberalismo econômico e apregoava o Estado Grande (gastador), com a função de organizar a desordem econômica e moderado as perdas por meio da elevação dos gastos públicos.
O Estado, para Keynes, deveria empenhar-se para garantir a qualidade de vida de sua população, por meio de um eficaz controle das contas internas e externas.
A preocupação maior de Keynes surgia do seu ceticismo em relação à capacidade de auto-regulação do mercado, e, por isso, ele considerava que o Estado deveria assumir a maior parte da responsabilidade na organização dos investimentos, por meio de uma política de regulação que visasse minimizar sua instabilidade. Partindo dessa premissa, Keynes considerava que o Estado