Introdução estudo antropologia
INTRODUÇÃO
O campo e a abordagem antropológica
"O homem nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo"
Somente no final do século XVIII é que começa a se constituir um saber cientifico que pegam o homem como objeto de estudo.
Foi algo considerável na história o pensamento do homem sobre o homem talvez ainda hoje ainda não sabemos as consequência disso. O pensamento nunca tinha sido cientifico com relação ao homem em si.
Para a Europa os grupos vizinhos cuja a tecnologia é pouco desenvolvida são dados como "simples", "ignorantes".
No início do século XX eles percebem que este conceito das sociedades "primitivas" esta desaparecendo.
O estudo do homem inteiro
Só é considerada antropológica uma abordagem integrativa que considere múltiplas dimensões do ser humano em sociedade. Existem cinco áreas principais da antropologia, essas cinco áreas mantém relações estreitas entre si.
- Antropologia Biológica: O estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo. O Patrimônio genético( o homem é mais forte do que a mulher) Social e cultural (Loira é burra)
- Antropologia Pré-histórica:
É o estudo do homem através de vestígios materiais enterrados no solo. Ex: Há cidades pré-históricas inteiras subterrâneas, no Canadá atualmente ha centros completos subterrâneos tudo por causa do frio. Será que nós quem copiamos eles?!
- Antropologia Linguística:
É o estudo das diferentes formas das línguas e expressões em diferentes povos. As vezes falamos a mesma língua mas ao mesmo tempo é muito diferente. Ex: Os brasileiros uma pessoa do sul fala muito diferente de alguém do nordestes muitas vezes nem entendemos certas palavras.
- Antropologia Psicologia:
MIND SET, modelos de pensamentos, como pensa um determinado povo de uma determinada profissão por exemplo, como um medico vê sua profissão e sua vida suas preferências, como um engenheiro pensa sobre suas coisas são totalmente diferentes.
- Antropologia Social e Cultural: