Economia 2 semestre anhanguera
Data: 03/10/2011
Curso: ADMINISTRAÇÃO Período Letivo: 2011/2
Semestre: 2º / 2011
Disciplina: ECONOMIA
Professor EAD: Renata Machado Garcia Dalpiaz
Prof.Tutor Presencial: Rozania Maria de Souza
ALUNO / RA / PÓLO Cristiane Tamires dos Santos / RA: / Itatiba-SP
Edilaine Ferreira Cruz / RA: 302208 / Itatiba-SP
Elaine Sales Mesquita / RA: 304450 / Itatiba-SP
José Carlos da Silva / RA: 295578 / Itatiba-SP
Sérgio Francisco da Silva / RA: 339720 / Itatiba-SP
CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE
O custo de oportunidade foi definido com uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha".
É a escassez que nos obriga a efetuar escolhas, o que implica prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros. Deixar de produzir um bem A para produzir um bem B.
Exemplo: Imagine uma fabrica que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto mesas.
Porem ao colocar recursos para tal descobriu que teria de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade esta no valor perdido na venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
Outro exemplo, se uma empresa optar por aquisição de uma maquina, o custo de oportunidade seria o quanto ela deixou de ganhar se tivesse aplicado seus recursos em outra forma de investimentos mais rentáveis. Geralmente,essa análise comparativa sobre os benefícios não é muito fácil, pois as aplicações envolvem graus de riscos diferentes.
Custo de oportunidade pode também ser visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro (isto é, poupança): consumo futuro implica necessariamente sacrifício de consumo presente, isto é, o custo de oportunidade da poupança é não mais do que a melhor opção em termos de consumo presente. Além disso, quando consumidores, os seres humanos buscam sempre a maior