Atps economia adm 2 semestre (anhanguera)
Administração
Economia
Conceito de Monopólio
Um Monopólio corresponde a uma estrutura de mercado extrema de concorrência imperfeita, caracterizada pelo fato de que o bem transaccionado nesse mercado é oferecido por uma única empresa, (não há concorrência nem produto substitutivo). Nesta situação, essa empresa tem o poder para, sozinha, determinar o preço do bem. Pelo fato de ser a origem de importantes ineficiências de mercado, os governos têm vindo ao longo dos anos a desenvolver esforços no sentido de evitar ou pelo menos atenuar os efeitos desta forma extrema de concorrência imperfeita. Uma das medidas adotadas é a criação de leis anti-trust que impedem ou dificultam a fixação coordenada de preços ou a divisão do mercado pelos concorrentes. No caso dos monopólios naturais e monopólios criados pelo próprio Estado, são geralmente adotadas medidas de regulamentação dos preços e até mesmos dos resultados das empresas que detêm os monopólios.
Exemplo é a Petrobrás que detém o direito exclusive de extração de petróleo no território nacional. Também ocorre, por exemplo, a escala de produção elevada em termos de custos, como as construtoras de aeronaves: Embraer no Brasil, a Boeing nos EUA e a Airbus Européia. Nessa estrutura a curva de demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado como um todo, o preço aumenta quando a demanda diminui e cai quando a demanda aumenta.
Conceito de Oligopólio
Um Oligopólio corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, caracterizada pelo fato do mercado ser dominado por um número reduzido de empresas produtoras pelo que, uma única empresa tem algum poder para sozinha influenciar o preço do bem. Num oligopólio, os bens produzidos podem ser homogêneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e