Pedagogia
1-Introdução
O processo vital de desenvolvimento e formação da personalidade, a educação não se confunde com a mera adaptação do individuo ao meio. É atividade criadora e abrange o homem em todos os aspectos. Começam na família, continua na escola e se prolonga por toda existência humana. Para Mario (2005), a educação é um conjunto de estudos e experiências que propiciam ao educando o desenvolvimento de suas potencialidades de forma equilibrada, tendo por finalidades sua formação integral e a construção do homem moral.
Educação é o processo pelo qual uma pessoa ou grupos de pessoas adquire conhecimentos gerais, científicos, artísticos, técnico ou especializado, com o objetivo de desenvolver sua capacidade ou aptidões. Além de conhecimentos, a pessoa adquire também, pela educação, certos hábitos e atitudes. Pode ser recebida em estabelecimentos de ensino especialmente organizado para esse fim, como as escolas elementares, colégios, conservatórios musicais, universidades, ou através da experiência cotidiana, por intermédio dos contatos pessoais, leitura de jornais, revistas, livros, apreciação em pinturas, esculturas, filmes, peças musicais e de teatro, viagens e conferencias.
O objetivo primordial da educação é adotar o homem de instrumentos culturais capazes de impulsionar as transformações materiais e espirituais exigida pela dinâmica da sociedade. A educação aumenta o poder do homem sobre a natureza e, ao mesmo tempo, busca conformá-lo aos objetivos de progresso e equilíbrio social da coletividade a que pertence.
O objetivo deste trabalho é descrever um breve relato da historia da educação no Brasil, desde o período colonial aos nossos dias.
2- Período Colonial
A escola, tal como conhecemos hoje em dia, tem origem no processo histórico que se inicia com o longo caminho de decadência do regime feudal e constituição do capitalismo. Aquelas escolas constituídas por