ECONOMETRIA
LISTA DE EXERCÍCIOS II
1. (Wooldridge, exercício 2.1) Seja filhos o número de filhos de uma mulher e educ os anos de educação da mulher. Um modelo simples que relaciona a fertilidade a anos de educação é:
filhos = β0 + β1.educ + u , em que u é um erro não-observável.
(a) Que tipos de fatores podem estar incluídos em u? É provável que estejam correlacionados com o nível de educação? Explique.
Resposta:
A resposta para essa questão é subjetiva, você pode incluir qualquer fator que quiser desde que possa dar uma explicação plausível para sua resposta. Ex: idade da mulher, renda da família, etc. O ideal é que esses fatores não sejam correlacionados com o regressor (educ) para que o estimador 1 não seja viesado. Caso houvesse correlação 1 iria captar um efeito que deveria estar contido apenas no erro.
(b) Uma análise de regressão simples mostrará o efeito ceteris paribus da educação sobre a fertilidade? Explique.
Resposta:
Este efeito somente seria garantido se não existissem fatores no termo de erro (u) que fossem correlacionados com a educação da mãe e que influíssem no número de filhos que ela tem. Ou seja, a hipótese de que o termo de erro e o regresso x são independentes (E(u/x)=E(u)). Ex: religião da mãe, renda da família da mãe, etc. O efeito ceteris paribus somente seria garantido se ao variar a educação tivéssemos certeza que o resto estaria constante.
2. (Wooldridge, exercício 2.4) Os dados de um arquivo BWGHT.RAW contém dados de nascimentos por mulheres nos Estados Unidos. As duas variáveis de interesse são: a variável dependente, peso dos recém-nascidos em onças (1 onça = 31 gramas), pesonas, e a variável explicativa, número médio de cigarros que a mãe fumou por dia durante a gravidez, cigs. A seguinte regressão simples foi estimada usando dados de n = 1.388 nascimentos:
(a) Qual o peso do nascimento previsto quando cigs = 0? E quando cigs = 20 (um maço por dia)? Comente a diferença.