estetica corporal
Para alcançar à temperatura interna ideal, nosso corpo gasta energia e até pode ajudar a emagrecer. Entenda o que é a termogênese e seus tipos
Texto: Revista VivaSaúde especial Metabolismo / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira
Por conta do fenômeno da termogênese, num dia quente a pessoa transpira e perde calor para manter sua temperatura em 36ºC. Se estiver frio, por outro lado, sua transpiração diminui e os pelos se eriçam. Foto: Shutterstock
O mesmo processo que mantém a temperatura do nosso corpo sempre em torno do 36ºC pode nos ajudar a emagrecer, se for usado corretamente. Trata-se do fenômeno da termogênese, ou seja, nossacapacidade de equilibrar a temperatura interna do corpo com a do meio ambiente.
Esse processo é parte do mecanismo da termorregulação, que permite a certos seres vivos gastarem energia para produzir e dispersar calor de acordo com as mudanças no meio externo ou com as necessidades internas. A termogênese está estritamente associada ao metabolismo.
Todas as células e tecidos do nosso corpo acabam gerando calor no processo de utilizar a energia disponível para seu funcionamento normal. Se o dia estiver quente, por exemplo, a pessoa transpira eperde calor para manter sua temperatura em 36ºC. Se estiver frio, por outro lado, a transpiração diminuie os pelos se eriçam. Nesse caso, a pessoa pode sentir tremores, o que indica que está queimando energia para elevar a temperatura de volta ao normal. Tudo isso é o efeito da termogênese associada ao metabolismo.
Existem dois tipos
O primeiro deles é obrigatório, ou seja, o gasto do nosso metabolismo em repouso, responsável pelosprocessos fisiológicos como digestão, respiração, etc. Já a termogênese facultativa acontece com nossas atividades diárias e também com alimentação e adaptação a mudanças de temperatura ambiente. Delas, a atividade física é a que queima mais energia (até 40% do total).
Leia mais sobre metabolismo
Alimentos termogênicos