Econometria
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Departamento de Economia, Administração e Sociologia
Trabalho de Econometria
Heder Jonas de Almeida(põe um pra nois)
Renan Fontanelli
Leonardo Lucas Manfio
Piracicaba
2013
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1. O Produto Interno Bruto (PIB).
O PIB é o nome que damos ao valor total de mercado dos bens e serviços finais produzidos dentro de um país durante um determinado período de tempo. É o número que resulta quando você mede em termos monetários os diversos bens e serviços – de uma banana a um jato – que um país produz com sua mão de obra, sua terra e seus recursos de capital. O PIB é igual à produção total de bens de consumo e de investimento, compras governamentais, e exportações líquidas para outros países.
“O produto interno bruto (PIB) é a medida mais abrangente da produção total de bens e serviços de uma nação. É soma dos valores monetários de consumo (C), investimento bruto (I), compras ou gastos governamentais de bens e serviços (G), exportações líquidas (X), e importações líquidas (M) produzidas por uma nação durante um determinado período de tempo”. Em notação:
PIB = C + I + G + X – M O PIB é usado para muitos propósitos, porém o mais importante é medir o desempenho geral de uma economia. No Brasil ele é calculado exclusivamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O produto interno bruto poder ser medido de duas maneiras: (1) como fluxo de produtos finais, ou (2) como os custos ou remunerações totais dos insumos que geram a produção. Como o lucro é um resíduo, ambas as abordagens renderão exatamente o mesmo total do PIB.
2.2. Investimento.
Qualquer um que destine parte de sua produção atual vislumbrando a formação de capital – por exemplo, bens duráveis que aumentem a produção futura - pode ser considerado um investidor. Entretanto aumentar o capital requer sacrificar o consumo atual para