Econo
1-Não é possível compreender a inflação quer enquanto conceito, quer enquanto fenómeno, sem uma, ainda que breve, incursão pelo valor da moeda
Justifique.
Como a inflação tem reflexos na redução do valor da moeda e como o excesso de moeda em circulação é uma das causas da inflação há necessidade de estudar a moeda.
2-Indique os vários tipos de valor da moeda
Valor intrínseco(que corresponde ao valor do material que nele está inscrito). Valor de coleção e Valor nominal ou facial(valor inscrito no título)
3-Afinal o que é a inflação?
A inflação é o desequilíbrio entre a procura e a oferta que origina várias consequências, entre os quais o aumento dos preços. Para muitos autores a noção de inflação confunde-se com a consequência mais comum: o aumento dos preços. A inflação está relacionada portanto com o aumento generalizado e contínuo dos preços.
4-Relacione a inflação com a desvalorização cambial
Enquanto a inflação é uma desvalorização interna da moeda em relação aos bens que com ela podem ser adquiridos, a desvalorização cambial consiste numa alteração do valor da moeda nacional face às moedas estrangeiras. Estes fenómenos estão relacionados.A inflação interna superior à que se verifica no exterior obriga à desvalorização da moeda nacional o que torna as exportações mais baratas e as importações mais caras.
5-Distinga os diversos tipos de inflação
Deslizante, quando o aumento dos preços é cerca de 3%, trotante( + de 3%) e galopante(altas taxas de inflação em que a moeda perde a qualidade de reserva de valor.
Desinflação – Período de Inflação em que a taxa respetiva está a descer.
Estagflação – período de inflação associado a uma estagnação da atividade económica.
6-Indique algumas causas da inflação
· Aumento da procura
· Aumento dos custos de produção
· Excesso de moeda em circulação
· expectativas dos agentes económicos
· Financiamento do défice orçamental
7-Explique as duas vias