ecologia
NOME: Gustavo Sandrini e Laerte de Souza
TURMA: Engenharia Sanitária e ambiental – ECZ5113 – T01211A
PROFESSOR: Nei Kavaguichi Leite
ECOLOGIA
Qual dos três diferentes tipos de dispersão é o mais comum na natureza e qual é o menos comum? Justifique sua resposta.
1- Sendo a dispersão o espaçamento entre indivíduos numa população dentro da amplitude geográfica da espécie, na natureza são apresentados três diferentes tipos de padrão de dispersão, sendo eles o agregado, o aleatório e o regular. O mais comum na natureza é o agregado, pois a dispersão é de curto alcance tendo uma concentração de recursos maior, muito utilizado pelas espécies animais por razão de segurança e estrutura social assim como para as plantas porque muitas vezes as sementes caem perto da planta mãe. Sendo a dispersão aleatória a mais incomum, pois a localização de cada indivíduo é independente do outro, tendo espaçamento aleatório, não interagindo entre eles ou com condições heterogêneas do habitat, com ausência de atrações ou com repulsão forte. Qual é o padrão de dispersão dos alunos no intervalo da aula de Ecologia? Como isto pode mudar no dia de prova?
2- O padrão no intervalo da aula de ecologia é aleatório, pois a localização de cada indivíduo é independente do outro, ocorrendo poucas interações e espaçamentos aleatórios. Todavia, em um dia de prova, é provável que ocorra uma mudança para uma dispersão agregada, pois tendo um assunto em comum para todos, ocorrerá uma concentração de pessoas originando uma maior interação e promovendo uma dispersão concentrada num local.
3- VAMOS PRATICAR (1)
Cada um de vocês deverá considerar sua família como uma população. Entende-se por família as pessoas com parentesco consanguíneo ou não, tais como: bisavós, avós, tios, pais, filhos, primos, sobrinhos, netos, bisnetos e cunhados.
Divida-os em três classes etárias: pré-reprodutiva, ou seja, aqueles indivíduos que são considerados jovens (até 14 anos), adultos