Ecologia
Componentes bióticos de um ambiente: Corresponde a tudo aquilo que tem vida. Exemplo: plantas, animais e microrganismos.
Componentes abióticos de um ambiente: São os componentes não-vivos, inorgânicos, como a água, a luminosidade, a temperatura, o ar etc.
*É sempre importante lembrar que os componentes abióticos influenciam muito nos componentes bióticos. Os seres vivos apresentam adaptações para sobreviverem às condições abióticas apresentadas pelo ambiente.
Ecossistemas: de maneira simplificada, corresponde à união dos componentes bióticos aos abióticos e as redes de relações existentes entre estes componentes. A alteração de um ou mais componentes de qualquer ecossistema (tanto bióticos quanto abióticos) pode modificar a rede de relações entre eles e causar um desequilíbrio ecológico.
Organização dos seres vivos: Podemos classificar ecologicamente os indivíduos pela maneira como se organizam nos ecossistemas:
Habitat: Local físico onde organismos de determinada população desempenham suas funções vitais. É como o “endereço de um ser vivo”. Exemplo: a onça parda tem como habitat as florestas de encosta da Mata Atlântica.
População: Conjunto de indivíduos da mesma espécie.
Comunidade: Conjunto de populações de um certo ecossistema. Todos os fatores bióticos.
Biosfera: Conjunto de ecossistemas.
Nicho ecológico: Conjunto de hábitos de um ser vivo. É como a “profissão” do ser vivo. Exemplo: a onça parda é um animal de hábitos noturnos que se alimenta de pequenos mamíferos como a cutia e o tapiti.
Cadeia Alimentar: É composta por produtores, consumidores e decompositores.
Exemplo de cadeia alimentar:
Teia Alimentar: Engloba várias cadeias alimentares que de alguma forma se cruzam ou interligam.
Fluxo de energia:
Produtividade nos Ecossistemas: Produtividade Bruta Produção total no ecossistema