O teatro e o mundo corporativo
RESUMO
O artigo faz um estudo sobre o uso do teatro como metodologia de comunicação com os colaboradores, desenvolvendo-os no meio organizacional, trabalhando comportamentos, sentimentos e atitudes dos mesmos. O objetivo é defender o uso da dramaturgia como método de treinamento, sensibilização e transmissão de conhecimentos aos funcionários das empresas, mostrando como esta técnica pode melhorar o ambiente e diminuir os conflitos internos, comportamentais e prevenir acidentes, realizando de forma dramatúrgica situações do dia-a-dia.
TEATRO CORPORATIVO
O desenvolvimento dos profissionais é fator indispensável para o crescimento e, consequentemente, a sobrevivência de uma empresa, diante das inovações que surgem no mercado, aumentando a presença de concorrentes.
Diante desse fato, as organizações necessitam, constantemente, estimular os profissionais a trabalhar novas competências, tanto no âmbito técnico como comportamental.
Atualmente, é mais do que comum encontrar nas empresas espaços reservados e devidamente adequados para a realização de treinamentos convencionais, quando facilitadores repassam informações valiosas para um determinado público-alvo da empresa. Mas o processo de aprendizagem dos adultos não pode ser igualado às metodologias tradicionais aplicadas nas instituições de ensino, em que os professores ficam diante dos alunos e repassam conhecimento, de forma impositiva ou, simplesmente, de forma expositiva.
Na fase adulta, as pessoas já trazem consigo uma bagagem de crenças, valores e paradigmas, que em determinadas situações podem levar o indivíduo a resistir a certos processos de mudança que lhes são apresentados. Vive-se uma época na qual os aspectos profissionais estão voltados para a busca de crescentes níveis de qualidade, produtividade, ampliação de mercados, competitividade. As empresas, de quaisquer segmentos, têm que investir em uma nova mentalidade, em que seus profissionais