RADIAÇAO ALFA
Os geradores termoelétricos de radioisótopos são usados para abastecer uma grande variedade de satélites e espaçonaves, incluindo a Pioneer 10 e 11 e a Voyager 1 e 2. Esses equipamentos funcionam como uma bateria, com o benefício de durar por muito tempo. O plutônio-238 serve como fonte de abastecimento, produzindo radiação alfa que gera calor, que é convertido em eletricidade.
Bateria de marca-passo
A radiação alfa é usada como fonte de energia para abastecer marca-passos cardíacos. O plutônio-238 é usado como fonte de energia para tais baterias; com uma meia-vida de 88 anos, ele garante uma longa durabildade para os marca-passos.
Estações com sensores remotos
A Força Aérea americana usa radiação alfa para abastecer estações com sensores remotos no Alasca. O estrôncio-90 é tipicamente usado como fonte de energia. Esses sistemas movidos a alfa possibilitam operações sem seres humanos por longos períodos de tempo sem a necessidade de manutenção.
Equipamentos aquecedores
A radiação alfa é usada para fornecer calor para espaçonaves. Diferente de geradores termoelétricos de radioisótopos que convertem calor em eletricidade, os geradores térmicos de radioisótopos fazem uso direto do calor gerado pela emissão alfa.
Boias da guarda costeira
A guarda costeira norte-americana usa radiação alfa para abastecer algumas de suas boias oceânicas. Como em muitas outras aplicações, a radiação alfa oferece uma fonte de energia com grande durabilidade. O estrôncio-90 é a fonte de abastecimento mais comum para essas boias.
Equipamento de poços de petróleo
A indústria petrolífera usa radiação alfa para abastecer seu equipamento em alto mar. Ela é uma fonte de energia duradoura para equipamentos localizados em lugares remotos que têm acesso limitado por parte da equipe. O estrôncio-90 é tipicamente a fonte de abastecimento para essas baterias.
Equipamentos sísmicos e oceanográficos
A radiação alfa também é usada para