radiação alfa
Gabriel Capanema 09
Lana Letícia 12
Thiago Vicente 21
Letícia Nunes 31
RADIAÇÃO ALFA
Curitiba-PR 2014 1. TEMA
Radiação alfa (α): A radiação alfa é emitida pelo núcleo com uma velocidade média de aproximadamente 20 000 km/s, o que representa 5% da velocidade da luz. Também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.
2. OBJETIVOS
O objetivo do grupo é analisar a importância da radiação Alfa, os riscos que ela nos proporciona, em que e pra que é utilizada, e quais são seus benefícios.
3. JUSTIFICATIVA
Resolvemos fazer essa pesquisa, para mostrar o que é a radiação Alfa e o que ela capaz, por exemplo o pequeno poder de penetração. São detidas por uma camada de 7 cm de ar, uma folha de papel ou uma chapa de alumínio, com 0,06 milímetros de espessura. ao incidir sobre o corpo humano, são detidas pela camada de células mortas da pele, podendo, no máximo, causar queimaduras.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A radiação alfa, desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor. A emissão alfa, portanto, é composta da mesma estrutura de núcleos do átomo de hélio. Uma emissão