Ecologia
Aluna: Larissa Gonçalves Cordeiro
Disciplina: Biologia
Professora: Maria O. Padilha
Série: 301
Turno: Noturno
Caçador, novembro de 2012.
LARISSA GONÇALVES CORDEIRO
ECOLOGIA
Trabalho escolar apresentado ao 3º01 noturno da Escola de Ensino Básico Dr. João Santo Damo, Caçador – como requisito parcial de avaliação da unidade curricular Biologia.
Professora: Maria Odete Padilha.
Caçador, novembro de 2012.
INTRODUÇÃO
O que é ECOLOGIA?
A ecologia encarrega-se de estudar a relação entre os seres vivos e o seu ambiente, entendido como a totalidade dos fatores abióticos (como o clima e a geologia) e os fatores bióticos (organismos que partilham o mesmo habitat). A ecologia analisa também a distribuição e a abundância dos seres vivos como resultado dessa relação.
O termo Ökologie data de 1866 e foi dado pelo biólogo e filósofo alemão Ernst Haeckel. A palavra é composta por dois vocábulos gregos: oikos (“casa”, “lar”) e logos (“estudo”). Por isso, a ecologia significa “o estudo dos lares (dos habitats, neste caso concreto)”.
Quando começou a desenvolver os seus estudos, Haeckel referia-se à ecologia como sendo a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o seu meio envolvente. No entanto, com o tempo, o conceito foi-se estendo até abarcar o estudo das características do meio, incluindo o transporte de matéria e energia e a sua transformação pelas comunidades biológicas.
Atualmente e, isto, há vários anos, a ecologia está bastante relacionada com um heterogêneo movimento político e social, que procura defender o meio ambiente. Os ecologistas realizam várias denúncias sociais, propõem a necessidade de reformas legais e promovem a conscientização social para alcançar o seu objetivo principal, que é a preservação da saúde do ser humano em equilíbrio com os ecossistemas naturais.
Por