Ecologia
1- Quais os principais elementos limitantes para as plantas? Aonde cada um é encontrado em maior abundância?
R- Carbono e oxigênio sob a forma de dióxido de carbono, água do solo (hidrogênio e oxigênio). O nitrogênio, uma parte está na atmosfera terrestre, a maior está no solo, provem de matérias orgânicas mortas.
2- Quais são as relações interespecíficas? Uma delas é a predação que também pode ser carnívora. Quais as outras? E há diferença na interação interespecífica quando se consome parcial ou inteiramente um individuo?
R- Desarmônicas e harmônicas. Herbivoria, competição interespecífica, parasitismo, inquilismo, comensalismo, mutualismo. É um tipo de amensalismo que consiste em uma espécie sendo prejudicada sem que haja qualquer prejuízo da outra.
3- Qual a diferença do caminho da energia e o fluxo da matéria no sistema?
R- a energia diminui a medida que passa dos produtores para os consumidores, parte da energia é usada para a realização dos processos vitais do próprio organismo e outra parte é perdida para o ambiente, sob a forma de calor.
Fluxo de energia: a energia apresenta fluxo decrescente ao longo da cadeia alimentar.
4- Qual o caminho que esses nutrientes seguem? Lembram dos diagramas?
Algum deles fica muito tempo nas profundidades do oceano?
R- A estimulação da produção por nutrientes é maior em sistemas onde as entradas de nutrientes são mais baixas. Os ecossistemas aquáticos, os recifes de coral são os mais produtivos.
5- Qual a diferença central entre migração e dispersão?
R- Dispersão: é o movimento dos indivíduos de uma determinada espécie para colonizar um novo local.
Migração: é o movimento dos indivíduos de uma determinada espécie entre áreas colonizadas.
6- Se modificarmos os fatores abióticos do ambiente, como a presença de um micronutriente, estamos modificando uma ferramenta importante do mecanismo evolutivo! Qual delas? Lembrem se que as espécies são selecionadas pelo ambiente!
R-