ecologia
UNICAMP
Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – FECCV 841 – ECOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO SEMESTRAL – PESQUISA DE CAMPO
Mario Kazuo Yamashita 121204
Hugo Mesquita Borges 121004
Felipe Dini 116751
CAMPINAS
2014
1.INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem como objetivo apresentar algumas imagens, problemas, e ações de baixo impacto nas áreas definidas em aula. De acordo com o sorteio, o respectivo grupo ficou responsável pelas áreas c, tanto na região da Universidade Estadual de Campinas como na moradia.
A área da Unicamp foi dividida em uma série de regiões, e o grupo responsável por quatro partes, três próximas ao Ciclo Básico (CB) e uma na região das áreas médicas.
A área da moradia foi dividida em 6 regiões e a área a ser estudada se localiza na região central. Essas divisões podem ser observadas nas figuras 1 e 2
Figura 1 – Região da Universidade Estadual de Campinas
Figura 2 – Divisão das áreas da moradia
2. CICLO BÁSICO
Como a região de estudo é presente no cotidiano do grupo é possível apresentar uma solução para os problemas já observados ao longo da graduação.
Na Figura 3 é possível observar que um grande problema é o tráfego da região, junto com a falta de lugar e irregularidades para estacionar. Além dos problemas dos motoristas é possível também citar os pedestres e principalmente os ciclistas, nos quais estão sujeitos a acidentes por imprudências e falta de atenção dos motoristas.
Como solução decidiu-se restringir as ruas ao redor da praça central apenas para pedestres, ciclistas e ônibus. Seria criada uma série de pontos nos quais se alugariam bicicletas, apenas com o uso do cartão de estudante da própria universidade. Sendo assim, o ciclista poderia pegar a bicicleta e devolver em algum outro ponto mais próximo do seu destino.
Para quem as pessoas que não sabem ou não querem andar de bicicleta, existiriam pontos de ônibus onde a rota seria apenas ao redor da praça e