Ecologia
Ecologia, historicamente, tem sido definida como: história natural científica; história natural quantitativa; o estudo da estrutura e função da natureza; a sociologia e economia dos organismos; bionomia; o estudo da distribuição e abundância dos organismos; o estudo das inter-relações entre os organismos e seu ambiente. Esta última definição é provavelmente a de melhor utilização, com “ambiente” sendo definido como o conjunto de fatores atuando em uma unidade organísmica particular. Por unidade organísmica, entendemos indivíduos, grupos, populações, espécies ou comunidades.
Uma das formas de dividirmos a complexidade ambiental para facilitar os estudos ecológicos consiste em dividi-la em ecobiose – estuda as relações dos seres vivos com o meio abiótico (ex.: Luz, temperatura) e alelobiose – estuda as relações dos seres vivos entre si.
Os seres vivos estão organizados em níveis, e estes níveis estão em uma ordem crescente de acordo com o nível que cada um encerra. A Biologia é uma disciplina vasta, abrangendo desde átomos (elementos químicos), moléculas orgânicas e inorgânicas, células e tecidos, órgãos e sistemas até os organismos.
A Ecologia é o ramo da Biologia que trabalha nos níveis de organização acima do indivíduo, compreendendo o estudo das populações, comunidades, ecossistemas e mesmo toda a biosfera. Ao longo desta variada escala, fatores variam em muitas ordens de magnitude. Biologia molecular pode ser exercida facilmente em pequenos laboratórios, mas ecologia de comunidades requer décadas e quilômetros quadrados.
Eventos biogeográficos e