Ecologia
Nesta página veremos como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente, possibilitando uma grande biodiversidade nos diversos ecossistemas da Terra. Tanto os seres mais primitivos, como as bactérias, quanto os mais evoluídos, como os mamíferos, executam importantes funções nos diversos locais em que habitam. Por esse motivo, todos os seres vivos tendem a buscar um lugar ideal para sobreviver, procurar alimento e se reproduzir. Para tanto, devem se relacionar com outros seres vivos e com o ambiente. As relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem é o principal objetivo do estudo da ecologia (do grego oikos, casa; logos, estudo). - As Características dos Seres Vivos
O estudo da ecologia tem uma grande importância, pois precisamos nos conscientizar cada vez mais da necessidade de preservação dos diversos ambientes naturais. Desse modo, estaremos garantindo a sobrevivência das várias espécies que habitam o planeta, inclusive a nossa.
Conceitos básicos em ecologia:
A partir da matéria viva ou protoplasma forma-se a célula, que em conjunto constitui os tecidos. Estes formam os órgãos, que agrupados reúnem-se em sistemas. Do agrupamento dos sistemas orgânicos ocorre a formação dos diversos organismos. A partir dos organismos, temos os níveis a seguir estudados na ecologia.
Espécie: É o conjunto de populações naturais semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que, ao serem intercruzados, produzem descendentes férteis.
População: É o conjunto de indivíduos pertencentes à mesma espécie que vivem numa determinada área. Por exemplo, população de formigas em um determinado formigueiro; população de lombrigas parasitando o intestino de um ser humano; 20 mil ratos vivendo numa grande cidade.
Comunidade ou biocenose: É o conjunto de populações que vive numa mesma área geográfica. Por exemplo, animais, plantas, fungos e bactérias interagindo dentro de uma floresta.
Ecossistema ou sistema ecológico: É o