atps arte
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
CAMILA ALVES DE OLIVEIRA
CRISTIANE ALVES DE BRITO
JENNIFER EVELINE DOS SANTOS
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
TRABALHO DE ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO APRESENTADO A PROFª ADRIANA RODRIGUES DA SILVA DA FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP, POLO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP, PARA FINS DE AVALIAÇÃO PARCIAL NESTA DISCIPLINA DO CURSO DE PEDAGOGIA.
NOSSAS MEMÓRIAS ESCOLARES
A aula de artes de Camila Alves era rica em obras de diversos artistas, tanto artistas famosos, quanto anônimos, sua professora fazia questão de chamar a atenção dos alunos para os traços, a técnica que cada artista utilizava e a forma como cada um deixava sua marca pessoal em seus trabalhos. Além disso, a professora pedia sempre para que seus alunos fizessem releituras das obras que lhe eram apresentadas, dando a eles liberdade para dar seu toque, mas tendo sempre à obra em questão como referência.
Mas não eram só obras de arte que faziam parte de suas aulas, havia também atividades como artesanato, aulas com musica, dança e diversas outras atividades culturais. As aulas sempre davam liberdade para cada aluno se expressar artisticamente da maneira que achava mais coerente, não havendo arte certa ou errada, e sim a arte de cada um, dando a entender que esta “liberdade” para fazer do seu jeito era utilizada para não haver repressões ou qualquer outra atitude que possa levar a criança a se retrair.
Na época escolar da aluna Cristiane Alves de brito aula de artes era chamada de Educação Artística.
Os professores ensinavam a fazer muito artesanato, fazíamos trabalhos com argila, pirógrafos e barbantes. Era muito raro o professor dar algum desenho livre, não mostravam obras de artes e não falavam de artistas famosos, a aula de educação artística da época tinha muitos desenhos geométricos, uma vez ou outra trabalhava com pintura.
Quando a aluna Jennifer Eveline estudava artes a(