A hist, comp.
Disciplina Arquitetura da Computação
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014.
1. Introdução
2. Ábaco
3. Régua de calculo
4. Blaise Pascal e a Máquina automática de fazer cálculos
1: INTRODUÇÃO
Para realmente entendermos os computadores de hoje em dia é necessário que seja feito um estudo sobre toda a sua evolução, pegando suas raízes e esboços.
2: ÁBACO
Fig. 1 ilustração de um Ábaco.
A necessidade do homem de se fazer contas mais rápidas e precisas fez com que mais ou menos em 2500 a.C fosse criado o primeiro equipamento para cálculos, o ábaco. Era um quadro com arruelas móveis, dispostas em arames paralelos, tendo, portanto, um mecanismo simples. Cada arame correspondia a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estavam os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podiam fazer-se deslizar livremente. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Ainda é utilizado, por exemplo, para ensinar crianças a somar e subtrair.
Fig. 2 Ilustra uma disputa entre um algorista e um abacista.
O ábaco fora de tal utilidade que surgiram variações inúmeras variações. Os registros apontam que o ábaco mesopotâmico tenha sido o primeiro a ser construído (em uma pedra lisa coberta por areia ou pó). Palavras e letras eram desenhadas na areia; números eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos. O ábaco babilônico servia normalmente para somar e subtrair, porém mostrava-se difícil na utilização de cálculos mais complexos. Além disso, algumas pessoas conhecem um caractere do alfabeto cuneiforme babilônico que pode ter sido derivado de uma representação do ábaco. Por isso o ábaco babilônico é muito importante. Já o ábaco chinês, o suanpan, teve sua menção mais antiga encontrada num livro do século I da Dinastia Han