Ecologia
DE
ECOLOGIA
1. Com relação aos personagens que protagonizam o documentário:
a) Cite os quatro principais.
b) Que tipos de lideranças podem atribuir a cada um?
c) Quais os tipos de lideranças são mais significativos sob o ponto de vista ambiental? Explique.
A Revolução dos Cocos foi uma guerra de independência, quando ingleses e alemães resolveram dividir igualmente Bougainville, ficando sob controle de Papua Nova-Guiné.
Com o controle nas mãos, eles implementaram uma companhia especializada em minério, chamada (Bougainville Copper Limited) também conhecida como BCL. Essa companhia começou a extrair todo cobre da ilha afetando toda natureza que lá existia.
Com toda essa degradação, Francis Ona (ex-funcionário da BCL) sentiu vergonha do que estava acontecendo, e começou uma revolução para que tirassem a companhia da ilha. Hoje conhecido como um revolucionário linha-dura é presidente do Exército Revolucionário de Bougainville (BRA), é inimigo número um de Papua Nova-Guiné. Quando não estava comandando a guerra, ou a autodeclarada Republica de Bougainville, fazia jardinagem. Ajudou a desenvolver hortas e plantações, para serem mais independentes e autossustentáveis.
Os fatores pelo qual Ona luta pela ilha, em primeiro lugar é pelo homem e sua cultura, o segundo é pela terra e o meio ambiente, e terceiro pela independência.
Nessa guerra Ona não estava sozinho contava com a ajuda de algumas pessoas, uma delas é Ishmael Teruana comandante do BRA, ele ensinava os bougainvillianos a usar armas, ir atrás de remédio e combustível, e principalmente proteger suas terras. Ishmael não era a favor da guerra mais lutava por suas crenças.
Joseph-Kabui vice-presidente da organização viu junto com Ona, suas florestas, rios, vales, sendo destruídos, onde tudo era maravilhoso, virou pó. Com isso veio à indignação e a luta contra a degradação de Bougainville. Joseph trouxe perspectiva à história do lugar!
E junto com eles, tem Willian que era