ecologia
O homem para organizar as informações e facilitar o acesso a elas, cria padroões de classificação.Foi assim desde Aristóteles, que inicialmente classificou os seres vivos em dois: os do reino animal e o do reino vegetal.Depois outros estudiosos ampliaram a classificação, considerando o ambiente em que animais e vegetais viviam: animais terrestres,animais aquaticos e animais que voam; plantas terrestres e plantas aquáticas.e cada vez mais o homem foi se especializando taxonomia que nada mais é do que a ciência ou a tecnica de classificação.
Foi no século XVIII que o sueco Carl von Linné (1707-1778), em português, Lineu propôs um sistema de classificação dos seres vivos que, com algumas modificações, é empregado até os dias de hoje. O sistema de Lineu é considerado ums sistema artificial, por ser fundamentado em aspectos morfológicos, sem considerar os aspectos evolutivos. Neste sistema, a unidade básica de classiicação dos seres vivos é a espécie, entendida com seres vivos de um mesmo grupo que são capazes de se reproduzirem gerando descendentes férteis.
No sistema proposto por LIneu, as espécies semelhantes são agrupadas em um mesmo gênero.Gêneros semelhantes sõ agrupados em uma mesma família.Famílias semelhantes são agrupadas em uma mesma classe. Classes semelhantes são agrupadas em um mesmo filo. Os filos são agrupados em reinos.
A partir da aceitação da teoria da evolução, que considera as relações evolutivas entre os seres vivos, as categorias de classificação foram ampliadas e,atualmente, são sete, sendo elas: reino, filo, classe, ordem, família gênero, espécie.
O trabalho de pesquisa ampliou-se e os sres vivos foram classificados em cinco reinos: reino Animal, reino Vegetal, reino Protista, reino Fungi e reino Monera.
Além de classificar os sers vivos, Lineu também estabeleceu uma regra de nomenclatura. O nome da espécie é sempre duplo, escrito em latim, em itálico ou sublinhado.A primeira palavra corresponde