Ecologia
1. Conceito de Ecossistema Qualquer unidade que abranja todos os organismos vivos que estão em conjunto numa dada área, interagindo com o ambiente físico, possibilitando um fluxo de energia e a ciclagem dos nutrientes entre partes bióticas e abióticas.
ECOSSISTEMAS = Sistemas Abertos: ambientes de entrada e saída devem ser considerados.
• Componentes do Ecossistema: 1- Comunidade; 2- Fluxo de energia; 3- Ciclagem de materiais; 4- Controle
Fluxo de Energia: sentido único (Energia solar transformada em matéria orgânica). A energia pode ser armazenada e depois liberada ou exportada, mas não pode ser reutilizada (1ª lei da termodinâmica).
A eficiência da ciclagem e a grandeza das importações e exportações de nutrientes dependem do ambiente e variam de ecossistemas.
Todos os ecossistemas são sistemas abertos: ambiente de entrada e saída de energia acoplados e essenciais para que o ecossietama funcione.
• Variação do ambiente de entrada e de saída: 1. Tamanho do sistema (quanto maior o ecossistema, menos dependente do exterior) 2. Intensidade metabólica (quanto maior o metabolismo, maiores os ambientes) – válida também para o organismo – quanto maior, maior o metabolismo (custo de manutenção) 3. Equilíbrio autotrófico/heterotrófico (quanto mais desequilibrado, mais elementos externos são necessários para reequilibrá-lo). 4. Estágio de desenvolvimento (sistemas jovens diferem de sistemas adultos)
2. Estrutura do Ecossistema
1- Do ponto de vista trófico: 2 estratos
1. Autotrófico (faixa verde): Plantas clorofiladas que transformam substâncias inorgânicas simples em substâncias orgânicas complexas. 2. Heterotrófico (faixa marrom): Solos, sedimentos, raízes, material em decomposição etc...
← A maior parte do metabolismo autotrófico ocorre no estrato superior da “faixa verde”, onde há