Ecologia e evolução
1. O texto apresentado aborda a questão da formação de novas espécies. Como ocorre o processo de especiação? Porque o autor afirma que “a especiação é um subproduto da evolução vertical”?
Resposta: A especiação envolve um conjunto de processos que dão origem a novas espécies. A variabilidade genética é um dos fatores primários para que ocorra a especiação. O surgimento de novas espécies está diretamente relacionado com o aparecimento de barreiras geográficas, que segregam indivíduos de uma mesma espécie, impedindo por sua vez a troca de genes entre a população original, e que com o passar do tempo, vão evoluindo separadamente até chegar no status de nova espécie. Esses mecanismos são adaptações ao ambiente criado por essa barreia geográfica, são produtos da evolução; e consequentemente essas adaptações diferem os indivíduos segregados, tendo como subconsequência por sua vez a especiação. Em suma, a especiação é parte do processo evolutivo, como mostra o autor no artigo.
2. Porque espécies com ampla distribuição geográfica apresentam elevado potencial de diversificação e/ou formação de raças geográficas?
Resposta: Essas espécies apresentam um alto grau de plasticidade fenotípica, adaptabilidade a diferentes nichos ecológicos, mas que com a passagem do tempo, numa determinada espécie, as diferenças começam a surgir, estas adquiridas pela diferença de ambientes, criando por sua vez raças, que quando se encontram, cruzam livremente. A especiação ocorrerá então de maneira otimizada se ocorrer o aparecimento de barreiras físicas que interrompa o fluxo gênico entre os indivíduos, acarretando na criação de mecanismos intrínsecos de isolamento. Quando as populações isoladas voltarem a se encontrar, não serão capazes de realizar a reprodução devido a esses mecanismos.
3. No texto, o autor se refere a um tipo